CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Aplicação de conhecimento técnico nas lavouras é a garantia de renda no futuro, aponta consultor


15/09

A aplicação do conhecimento técnico-científico no agronegócio foi a tônica da apresentação do Mestre em Cultura e professor de pós-graduação José Luiz Tejon na primeira palestra do 27º Seminário Cooplantio – Agroconhecimento: Alimentos e Rentabilidade, nesta segunda, dia 11, em Gramado (RS). O contexto envolveu os participantes, com metáforas e alusões a situações do mundo moderno, para demonstrar a realidade dos agricultores brasileiros. Vice-presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável, Tejon iniciou sua explanação chamando a atenção para a importância do agroconhecimento no futuro das atividades de produção de alimentos.

– Agricultor só sabe ganhar dinheiro à moda antiga: trabalhando. Um dos grandes desafios da cadeia produtiva é ter rentabilidade proporcional ao conhecimento aplicado por hectare. Os investimentos em pesquisa no agronegócio só perdem em volume para a área farmacêutica. Então, é necessário fazer justiça a isso – aponta.

Com auxílio de imagens e vídeos, o especialista lembrou os avanços da agricultura e pecuária no Brasil. E citou exemplos de produtores que partiram de um conhecimento zero sobre a lida no campo e acabaram fazendo sucesso, com grande lucratividade. É o caso de uma agricultora de Goiás que, de acordo com o palestrante, após ficar viúva, passou a buscar informações com entidades como a Embrapa e se tornou referência em gestão de integração de pecuária, floresta e grãos.

Link: http://canalrural.ruralbr.com.br/noticia/2012/06/aplicacao-de-conhecimento-tecnico-nas-lavouras-e-a-garantia-de-renda-no-futuro-aponta-consultor-3786757.html

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: