CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Como surge uma inovação


Como surge uma inovação

Um novo mundo encontra-se em testes nos laboratórios dos cientistas: virá para aperfeiçoar o atual mundo, um tanto desajustado. 

Cientista é um eterno inconformado, sempre persegue inovações - se assim não for não é cientista! E o mundo é movido pelo inconformismo da Ciência. Vou ilustrar este ponto com uma pesquisa que se encontra em andamento neste momento, e que pode impactar fortemente nossa agricultura, na próxima década.

Todos os seres vivos possuem um código herdado dos progenitores, que são os genes localizados no núcleo de uma célula. Os genes são compostos pelo DNA, e contêm instruções para a síntese de compostos químicos fundamentais para a vida - uma espécie de livro de receitas. Além do DNA, existe uma estrutura chamada RNA mensageiro (mRNA), a qual gera uma cópia perfeita de um determinado gene, sendo sua função supervisionar a síntese das proteínas ligadas àquele gene.

O mRNA é responsável por transferir o código de um gene do DNA para uma parte da célula chamada ribossomo, que podemos chamar de "fábrica de proteínas". Uma vez executada a tarefa, ou seja, depois que a proteína foi sintetizada, o mRNA cumpriu sua função e não é mais necessário. Surge, então, outor tipo de RNA, chamado de microRNA, que desliga ou altera o processo de produção de proteínas, degradando o RNA mensageiro. Se isto não ocorresse, a célula continuaria produzindo indefinidamente uma determinada proteína, provavelmente levando o organismo à morte. Bingo! E que tal transformar esta ameaça em oportunidade?

Assim pensou um pesquisador da Universidade da Califórnia, intuindo que poderia manipular o processo e perturbar a produção de ovos de pragas. A pesquisa identificou quais microRNAs são importantes para a produção dos ovos e quais os genes envolvidos. O estudo é tipicamente uma pesquisa básica, reuniu informações sobre os genes envolvidos na produção de ovos e insetos e os microRNAs que interferem no processo. Examinando fêmeas das pragas, os pesquisadores observaram cinco picos de expressão de microRNAs, contendo cerca de 100 tipos diferentes.

A informação fundamental já está disponível. Agora o estudo entra em uma nova fase, em que a equipe vai estudar fórmulas de "perturbar" o processo, interrompendo uma etapa chave no ciclo reprodutivo, que é a produção de ovos. Se as pragas colocarem menos ovos, a sua população na lavoura será menor, haverá menos danos e diminuirá a necessidade de seu controle. Ao longo do estudo surgiram indicações claras de que o objetivo acima é factível. A próxima etapa, de cunho essencialmente prático, será desenvolver métodos adequados para seu uso no campo, de forma extensiva, de maneira a controlar as pragas praticamente sem impacto sobre o ambiente ou à saúde humana. 


Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: