CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

E vem aí a Atix ? Associação Terra Indígena Xingu, certificadora dos produtos indígenas


E vem aí a Atix ? Associação Terra Indígena Xingu, certificadora dos produtos indígenas

Vamos falar de coisas boas, e interessantes, reunindo a viabilização de nações indígenas a partir da possibilidade de acesso a mercados de produções realizadas pelos índios. O Ministério da Agricultura confirmou no mês passado uma Associação chamada Terra Indígena Xingu (Atix).

Essa associação está autorizada a funcionar como certificadora. Vai certificar a produção orgânica no parque do Xingu. Nessa área estão reunidas 16 etnias. Ocupam 2,6 milhões de hectares no Mato Grosso, com uma população de sete mil índios.

E lá produzem 12 toneladas de mel, produzido por 70 apicultores de 39 aldeias. E será o primeiro produto certificado. Este movimento é o primeiro sistema participativo de garantia SPG - exclusivamente indígena no mundo. Mel do Xingu, certificado pela Associação Terra Indígena Xingu. Além do mel, virão guaraná, mandioca e outros. Boa essa, o primeiro sistema participativo de garantia SPG, exclusivamente indígena no planeta. Como Camões, o poeta português um dia escreveu: “quem faz o comércio, não faz a guerra”.

A convivência inteligente com as nações indígenas exige avanços, qualidade e inteligência comercial para acessos aos mercados e criação de marcas.


Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: