CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Impactos da paradeira nacional no agronegócio. O que esperar para 2016?


Impactos da paradeira nacional no agronegócio. O que esperar para 2016?

Infelizmente Brasília pode parar parte do Brasil, mas felizmente parte do Brasil não é parado por Brasília. E um dos setores que não consegue ser paralisado pelas guerras de facções políticas, ideológicas e corruptivas corruptoras está no agronegócio. E perguntaram-me outro dia: mas o João Carlos Bumlai, amigo do Lula, não é do agronegócio? Mas são as exceções que explicam a regra.

Mas são os legítimos produtores rurais brasileiros, das hortaliças e das frutas do dia a dia, dos ovos, dos frangos, suínos e da carne, dos pescados, onde deveremos assistir a um grande crescimento em 2016. O Brasil vai se transformar num dos maiores produtores de peixes do planeta.

São os cerca de 1 milhão de produtores rurais das cooperativas brasileiras, os agrônomos, veterinários, zootecnistas e muitos jovens que retornam ao campo para a sucessão das propriedades dos país, esse agronegócio  de tecnologia e sustentabilidade intensiva pode, sim, ser muito atrapalhado pela falta de governança pública do Brasil.

Mas por mais que possamos represar o que não pode ser represado, o movimento obrigatório de plantar, criar e cuidar faz com que dos seus atos, se criem hábitos e, portanto, uma esperança realista para 2016. A esperança é uma memória que deseja, escreveu Balzac. Em 2016 o agro é uma esperança realista para os brasileiros.


Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: