Artigos

0Comentário

Gestão de risco dos grandes produtores rurais

Por José Luiz Tejon às 03:23:52

 Gestão de risco dos grandes produtores rurais

A atividade no agronegócio é cheia de riscos. E qual o número de grandes produtores rurais que tem uma excelente gestão de risco? Poucos produtores rurais tem uma excelente gestão de risco. Vale explicar que gestão de risco é um valor estimado da probabilidade da ocorrência de um fato associado a potenciais perdas ou eventos negativos.

Conforme explicita a BMF Bovespa, por exemplo o que ocorre com a cafeicultura neste ano: temos 4 milhões a menos de sacas de café e isso representa uma perda de mais de dois bilhões de reais no ano.

Então, dentre 3 mil grandes produtores brasileiros, apenas 30 são considerados excelentes na gestão de risco. Nesse sentido dois bancos, o Itaú BBA e o Rabobank, oferecem aos produtores rurais serviços de gestão de riscos.

Esta competência gerencial vale para toda a cadeia produtiva. E como sabemos, a melhor forma para o enfrentamento das incertezas, sempre certas, estão nas estratégias da gestão. Poucos produtores fazem gestão de risco. Num mundo incerto, está na hora de atentar para esta capacitação.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia