Artigos

0Comentário

O consumidor final dos alimentos saberá tudo do lado de dentro de uma fruta, do leite ou do azeite

Por José Luiz Tejon às 02:18:10

 O consumidor final dos alimentos saberá tudo do lado de dentro de uma fruta, do leite ou do azeite

E lá vem a tecnologia com sensores que vão mostrar o que não conseguimos ver, como consumidores dos alimentos. Uma start up brasileira, a Fit – Fine Instrument Technology inventou um equipamento com base na ressonância magnética nuclear, que vai revolucionar o agronegócio, o consumo e conectar definitivamente quem produz a quem consome.

 

Esses equipamentos de ressonância são usados em hospitais e foram, agora, adaptados para análise de alimentos in natura. Esse instrumento permite mapear em apenas 30 segundos danos no produto, constituição química e padrões de qualidade.

 

O pesquisador Daniel Consalter diz que “os supermercados poderão de forma altamente eficaz verificar a qualidade dos produtos de seus fornecedores. O specfit analisa a maciez das carnes, pureza de azeites, açúcares nas frutas, autenticidade do salmão, origem dos vinhos, o leite.”

 

Esse invento, que teve apoio financeiro da Finep e da Desenvolve São Paulo, serviria ainda aos produtores rurais para analisar se a quantidade de açúcar de uma fruta verde colhida irá maturar doce ou não. Já existem equipamentos para o mesmo fim, em outros países,  mas os criadores brasileiros afirmam que este é muito mais barato.

 

O agronegócio vai mudar imensamente quando o consumidor tiver acesso a essas tecnologias que revelam aquilo que não conseguíamos saber até agora.

 

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia