Artigos

0Comentário

As cooperativas entrando cada vez mais na produção de aves e suínos

Por José Luiz Tejon às 02:07:10

As cooperativas entrando cada vez mais na produção de aves e suínos

Além da Cooperativa Aurora, de Chapecó, investindo R$ 150 milhões para a compra de um novo frigorífico, para produzir mais 180 mil aves dia, lá na região dos Campos Gerais, o Paraná, já no passado as cooperativas criaram uma marca, a Batavo, que foi vendida anos atrás para a Parmalat e agora pertence a BRFoods. Mas reunidos, de novo, com o mesmo espírito empreendedor cooperativista, a Castrolanda, a Frisia e a Capal estão juntas num novo frigorífico para produção de carne suína.

Essa instalação é considerada uma das mais modernas da América do Sul, e terminou de ser oficialmente inaugurada no mês passado. Uma nova marca surge no mercado e criada por cooperativas, a marca Alegra Foods. Investimentos de R$ 250 milhões foram realizados. São 125 cooperados que participam com um abate de 2,3 mil suínos diários.

A parte boa da notícia está que o cooperativismo cresce e investe, mesmo num ano crítico brasileiro. O empreendedorismo cooperativista tem parte inexorável no futuro do agronegócio brasileiro.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia