Artigos

0Comentário

Brasil vai vender mais etanol nos Estados Unidos

Por José Luiz Tejon às 03:20:20

Brasil vai vender mais etanol nos Estados Unidos

Em 2016 deveremos vender mais etanol brasileiro para os Estados Unidos, mais propriamente para o estado da Califórnia. A Califórnia decidiu retomar os padrões de combustível de baixa emissão de carbono no mês passado. A estimativa de Plinio Nastari, da Datagro, um dos melhores analistas do setor do mundo, aponta para uma estimativa de vendermos 908 milhões de litros de etanol para a Califórnia, que vai virar nossa californiaetanolândia.

O etanol brasileiro tem uma intensidade de carbono menor do que a do etanol americano, feito de milho, e ainda muito menor do que a gasolina. Existem prêmios para o etanol, como o brasileiro agora, permitindo ao produtor brasileiro obter 22% a mais na venda para a Califórnia.

Pelos cálculos, um produtor de etanol em São Paulo receberia R$ 1,62 por litro antes dos impostos no mercado local, enquanto que na venda para a Califórnia, alcançaria R$ 1,98 por litro. E com etanol mais valorizado, o açúcar fica mais bem precificado nas bolsas internacionais.

Com etanol, diminuímos a poluição e colocamos menos pegada de carbono na atmosfera. A Califórnia vai pagar por isso.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia