Artigos

0Comentário

Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais

Por José Luiz Tejon às 11:49:11

Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais

O Brasil é o maior produtor mundial de café e nesta safra vamos produzir mais ou menos café? Produziremos menos café. No ano passado geramos 45 milhões de sacas de café de 60 kg, e nessa próxima safra a previsão aponta para 43,7 milhões de sacas. O motivo? Clima reduzindo a produtividade em Minas Gerais.

E como foi o mercado do café, mês passado, em Nova Iorque? Terminou recuperando perdas nos preços. Fortes chuvas no Brasil e pressão da alta do dólar atuam no jogo das bolsas e das decisões dos compradores.

Mas o que compradores precisam considerar é a instabilidade política brasileira, a dificuldade ampliada para os produtores obterem crédito nos
bancos e isso deverá gerar diminuição no uso da tecnologia. Um exemplo está no Cerrado mineiro onde praticamente 90% da colheita já foi realizada e ainda metade dos produtores não fecharam suas compras de insumos.

Portanto, clientes brasileiros, a instabilidade política, a insegurança, o aumento da burocracia nos contratos de crédito e a provável diminuição da produtividade deverá atuar como aumento dos preços do café, lá na frente, na próxima safra.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia