Artigos

0Comentário

E agora com impeachment de Dilma, como fica o agronegócio?

Por José Luiz Tejon às 04:52:11

E agora com impeachment de Dilma, como fica o agronegócio?

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan. 
 
Fica muito bem. Pelo menos essa é a reação da região de Mato Grosso, em Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra. Lugares estes onde não havia nada anos atrás e hoje tem elevada tecnologia e cidades com ótima qualidade de vida.
Conversei com produtores que se sentem mais seguros com o novo governo Temer. Questionei, pois, afinal, tirando o setor sucroalcooleiro, não podemos dizer que o governo Dilma tenha prejudicado diretamente o resto do agronegócio. Mas os produtores pensam diferentes, dizem que prejudicou sim, e que toda a insegurança e a incompetência no entorno do agro resultaram em aumento dos custos, aumento das incertezas, e sinalização de um estímulo ao conflito de invasões e questões de confrontos desnecessários entre a chamada agricultura familiar versus agronegócio - como se fosse possível, alguém estar na lavoura hoje sem estar fazendo algum tido de negócio.
As incertezas do campo são sempre enormes. Para vocês terem uma ideia, semana passada em Cuiabá fez 15°C e choveu, simplesmente surpreendente. Vi muitos hectares de algodão sofrerem prejuízo por conta da chuva inesperada.
O ministro Blairo Maggi esteve na China tratando de negócios com nosso maior cliente, o chinês, e com certeza o agronegócio brasileiro respira mais seguro com o impeachment definido. Mas e agora? Agora virão todos os imensos desafios que o setor precisará enfrentar, como o seguro rural, a logística, as tributações, a burocracia, e a valorização da agroindústria nacional para agregação de valor.
Ufa, o agronegócio deu um respiro. Mas nada para e nada fica mais fácil por isso. Fica apenas em mãos mais confiáveis e não dá pra plantar e criar sem confiança. Impeachment muito bem-vindo no mundo do agronegócio brasileiro!

Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
 

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia