Artigos

0Comentário

Em um governo novo, o que podemos esperar de revolucionário no agronegócio?

Por José Luiz Tejon às 04:57:09

Em um governo novo, o que podemos esperar de revolucionário no agronegócio?

Precisamos de verdadeiras revoluções, saltos de liberdade e responsabilidade para toda a sociedade brasileira, que hoje vive centralizada e aprisionada. E todo mundo, que nem uma boiada olhando para o Planalto Central. Preste atenção, no campo, para onde um boi está virado toda a boiada fica admirando o mesmo lado.

Então a revolução precisará ocorrer com uma guerra aos custos nacionais, uma virada de criatividade, da produtividade e de sustentabilidade. A liberdade virá em facilitar a ação empreendedora do país, redução brutal dos impostos. Uma hora vai chegar onde os negócios internacionais precisarão ser feitos em trocas de taxas e impostos zero. Como já existem entre Austrália e China com Nova Zelândia, em carnes e leite, e o grande acordo de taxa zero celebrado recentemente entre 80 países na área da tecnologia da informação.

A responsabilidade ficará com a lei, a vigilância e os valores educacionais. E a liberdade para o livre comércio ao custo mínimo de impostos e burocracia. Vivas ao empreendedorismo e cooperativismo.

Essa a revolução e, dentro disso, fica a questão: poderá o setor industrial brasileiro acompanhar a competência produtiva e de qualidade do agronegócio nacional? Se não, teremos na indústria brasileira o maior obstáculo para a expansão acelerada do agronegócio do país. Por que venderemos agronegócio, venderemos cápsulas de café com 80% de café brasileiro, por exemplo, mas precisaremos enfrentar a abertura dos portos para produtos dos nossos clientes. Trocas, trocas e trocas...Quem quer o comércio não faz a guerra escrevia Camões. E aí, como vai ficar?


Revolução na gestão e descentralização da governança nacional. Governo de custo zero. O futuro inexorável. Governo de custo zero.

 

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia