Artigos

0Comentário

Impactos da paradeira nacional no agronegócio. O que esperar para 2016?

Por José Luiz Tejon às 02:04:06

Impactos da paradeira nacional no agronegócio. O que esperar para 2016?

Infelizmente Brasília pode parar parte do Brasil, mas felizmente parte do Brasil não é parado por Brasília. E um dos setores que não consegue ser paralisado pelas guerras de facções políticas, ideológicas e corruptivas corruptoras está no agronegócio. E perguntaram-me outro dia: mas o João Carlos Bumlai, amigo do Lula, não é do agronegócio? Mas são as exceções que explicam a regra.

Mas são os legítimos produtores rurais brasileiros, das hortaliças e das frutas do dia a dia, dos ovos, dos frangos, suínos e da carne, dos pescados, onde deveremos assistir a um grande crescimento em 2016. O Brasil vai se transformar num dos maiores produtores de peixes do planeta.

São os cerca de 1 milhão de produtores rurais das cooperativas brasileiras, os agrônomos, veterinários, zootecnistas e muitos jovens que retornam ao campo para a sucessão das propriedades dos país, esse agronegócio  de tecnologia e sustentabilidade intensiva pode, sim, ser muito atrapalhado pela falta de governança pública do Brasil.

Mas por mais que possamos represar o que não pode ser represado, o movimento obrigatório de plantar, criar e cuidar faz com que dos seus atos, se criem hábitos e, portanto, uma esperança realista para 2016. A esperança é uma memória que deseja, escreveu Balzac. Em 2016 o agro é uma esperança realista para os brasileiros.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia