Artigos

0Comentário

O preço dos alimentos sobe, mesmo tendo safra recorde no Brasil

Por José Luiz Tejon às 03:24:30

O preço dos alimentos sobe, mesmo tendo safra recorde no Brasil

Por que os preços dos alimentos sobem, se vamos ter safra recorde no Brasil: Porque a safra recorde está assentada nos grãos, soja e milho. E devemos agradecer, pois se assim não fosse, além de preços explodirem mais ainda, não teríamos os efeitos positivos da entrada de receita com as exportações. Teríamos preços elevadíssimos nas carnes, nos óleos, pois quando comemos um frango, um suíno, estamos comendo 70% de soja e milho embutidos.

Estamos tendo  problemas climáticos nas lavouras de inverno do Brasil, como no trigo, com perdas no Sul. No plantio do arroz, se as chuvas não diminuírem será necessário replantio. Nas notícias que surgem nas cidades, geralmente falamos do tomate, da cebola, da batata, dos hortifrúti, e essas culturas , incluindo a mandioca, por exemplo, somam mais cerca de 40 milhões de toneladas. Mas são muito diversificadas com centenas de itens e subítens, como tomates de diversos tamanhos e preços, por exemplo.

Essas lavouras quando prejudicadas pelo clima, imediatamente, apontam os impactos nos preços, nas cidades. Mas, atenção, quando elas vão bem, seus frutos extraordinários estão a ótimos preços, e nem percebemos. Nem ligamos. Precisamos prestar atenção na dança das hortaliças e das frutas.

Por isso vale pesquisar sempre as informações dos Ceasas. Vale salientar que os custos dos alimentos vão crescer em função dos custos fora das porteiras das fazendas e granjas. O transporte, energia elétrica, combustível, mão de obra, impostos, dólar disparando custos de insumos e margens comerciais. Ou seja, tem muito mais custo no alimento do lado de fora das porteiras dos produtores que impactam nossos bolsos, do que do lado de dentro das propriedades rurais. Além da ausência de planificação detalhada, lavoura a lavoura.

Quem não tem sabedoria e estratégias, sofre nas mãos da rainha incerteza e do rei acaso. Os tenebrosos malvados do universo.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia