Artigos

0Comentário

Produtores gaúchos perdem até 90% das lavouras de trigo com as chuvas

Por José Luiz Tejon às 05:19:50

Produtores gaúchos perdem até 90% das lavouras de trigo com as chuvas

Gaúchos são grandes  responsáveis pelo sucesso do agronegócio no Brasil todo. Encontramos gaúchos pioneiros e ousados, por exemplo, em todo Cerrado do país, mas hoje falamos aqui do sul mesmo, Passo Fundo, tche.

Com um grupo dos melhores  produtores sulinos, sob um modelo inovador e de excelência na gestão, do Grupo Agros, estes mais de 50 produtores, de grande porte com suas famílias e sucessores, obtém uma produtividade média de 66 sacas de soja por hectare, com vários deles obtendo mais de 80 sacas por hectare, contra a média do estado de 45 sacas por hectare.

Para os produtores rurais, a única certeza que eles têm está na qualidade da gestão, do gerenciamento dos custos, da tecnologia, do acesso a condições de crédito com juros menos gravosos, e na agricultura de precisão, onde metro a metro de sua lavoura, consegue  saber se está tendo lucro ou não, sustentabilidade ou não.

O que está grave pelas terras gaúchas é o clima, as chuvas, com graves prejuízos nas lavouras do trigo. Tem produtores que perderam 40, 50 e até 90% das lavouras, ou seja, com dólar elevado, e dependentes em cerca de 50% do trigo  importado, bom preparar o bolso para mais esse custo. Nós aqui da cidade.

No Rio Grande, com um bom mate do chimarrão, e gaúchos já exportando até arroz para salvar os custos com vendas em dólar, vamos para um bom churrasco feito no chão, com espeto de madeira, e poesia gauchesca na
canção.

Publicado por

José Luiz Tejon

José Luiz Tejon Ver artigos publicados

Dirige o Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestrado em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, Doutorando em Ciências da Educação. Especializaç&...

jose.tejon@agriculturasustentavel.org.br

Comentários

Atualizações

Referências

www.agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura - Portal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br

Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Política de Privacidade | Termos de Uso

2017 © agriculturasustentavel.org.br Imagenet Tecnologia