CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Balanço geral do agronegócio até agora


12/01
Por: José Luiz Tejon Megido
Balanço geral do agronegócio até agora

Vamos a um balanço geral do agro: o PIB (Produto Interno Bruno) do Setor em 2015 será de 1 trilhão 230 bilhões de reais. Provavelmente repetindo 2014 num país que deverá cair quase 4%.

Deveremos produzir na colheita da safra 2015/2016 cerca de 213 milhões de toneladas de grãos, com uma nova super safra. O cooperativismo brasileiro tem dado demonstrações excelentes de competência, alias quem não tem competência, não se estabelece. 

INCOMPETCHMENT: o norte da nossa campanha neste ano. A COAMO, cooperativa  de Campo Mourão foi eleita a melhor empresa do agro de 2015. Obteve um faturamento de quase nove bilhões de reais crescendo 6% nas suas receitas e deverão faturar ao final da safra 2015/2016 cerca de 10 bilhões de reais. Eles devem ser estudados e olhados por que são inspiradores. E não apenas para outras cooperativas, mas para qualquer empreendedor  que queira ter uma empresa séria. Empresas pequenas no setor como a Champion Saúde Animal cresceu 30% no ano passado. A área de papel e celulose apresenta empresas com ótima valorização como a Klabin e a Cenibra. Em 2015 com a crise interna orientaram seus negócios para o exterior compensando a fragilidade do mercado interno. A cooperativa Aurora foi exemplar na gestão de toda a cadeia produtiva, reunindo mais de 100 mil famílias.

E no universo do chocolate a nossa Cacau Show do brilhante Alexandre Costa cresceu em 2015 em meio a toda queda geral nacional, 11% positivos, se transformando na maior franquia de chocolates do mundo. 

Ou seja, com competência, temos exemplos positivos dentro de um país em crise. E vem aí um crescimento esperado em todo setor da aquacultura. Peixes, leite, suco de laranja, frutas e agroenergia.

Ensinar a pescar e não dar o peixe. A moral da história: INCOMPETCHEMENT em gestores sem competência. Essa lei é a regra dentro do agronegócio e fora dele. Que 2016 seja um ano da competência.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: