CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Carreiras e empregos no agronegócio


09/12
Por: José Luiz Tejon Megido
Carreiras e empregos no agronegócio

Há uma demanda muito forte por novos talentos nesse novo agronegócio. Uma pesquisa realizada pela Flow com a revista Isto É Dinheiro Rural apontou que o setor passa por uma profunda evolução: 36% dos pesquisados concordam ser muito difícil encontrar profissionais para vagas de liderança no ramo.

O agronegócio tem porteiras abertas para, por exemplo, jovens formados em mecanização de agricultura de precisão. Uma alta tecnologia embarcada nos tratores, colheitadeiras, plantadeiras e pulverizadores, totalmente acessados por computação, satélites, GPS e sensores.

Para a liderança das empresas, a diversidade de conhecimentos passa a ser fundamental, pois o que se planta envolve agora o como se planta e o como se criam os animais. E isso envolve as percepções desde os sentimentos dos consumidores finais desses produtos até a forma com a qual se comanda os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de sementes, máquinas, fertilizantes e defensivos agrícolas.

O agronegócio segue crescendo mesmo em meio à crise e a confusão de governança nacional e, por ser globalizado, está exposto a métricas e indicadores elevadíssimos de competitividade.

Ou seja, o agronegócio é um ótimo campo para novas carreiras, e para quem deseja sair das cidades grandes e ir para o novo interior brasileiro. E essa mobilidade representa 75% das dificuldades para as vagas no setor.

A ESPM, com a faculdade de Nantes na França, por exemplo, tem um MBA em agronegócio com dupla diplomação. Jovens do mundo todo vem ao Brasil e jovens brasileiros vão para a Europa. Agronegócio significa pessoas mobilizáveis e globalizáveis.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: