CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Estádio da Copa de 2014 tem projeto de sustentabilidade e previsão de economizar 60% com energia


15/09

A sustentabilidade é tema recorrente nos dias atuais, porém a aplicação efetiva de técnicas sustentáveis ainda é pouco visível. Mesmo assim, há exemplos que fogem à regra como o Estádio Nacional de Brasília, que será palco da abertura da Copa das Confederações e da disputa pelo terceiro lugar do Mundial de 2014.



O projeto de construção da arena, que vai abrigar 72 mil pessoas, inclui uma cobertura de membrana translúcida, que melhora a iluminação, propicia a ventilação natural e usa a energia solar para abastecer o estádio e parte da iluminação pública de áreas próximas, gerando uma economia de até 60%. 


Além disso, essa membrana é autolimpante, ou seja, utiliza a água da chuva para a limpeza, evitando o uso de sabão que pode agredir o meio ambiente. E esta água também é reutilizada de outras formas: na irrigação do campo, na limpeza de banheiros e vestiários e nas descargas em vasos sanitários.


Os idealizadores do maior estádio de futebol do mundo em diâmetro – são 308 mts², o equivalente a 1 km de perímetro – garantem que embora o investimento em soluções inovadoras e sustentáveis seja uma pouco mais elevado, o retorno é garantido e satisfatório.

Atualmente, cerca de 4 mil profissionais, divididos em três turnos, trabalham na construção da obra, que já está com 62% do projeto concluído. A previsão de entrega do estádio é fevereiro de 2013. 



Para saber como está o andamento das obras e conhecer detalhes das técnicas sustentáveis aplicadas no estádio, o 10º Congresso Mundial de Mecânica Computacional (WCCM 2012) apresentará uma palestra especial sobre o assunto no dia 9 de julho, às 12h30, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Autoridades governamentais e responsáveis pela obra estarão presentes.

Mais informações podem ser obtidas em www.wccm2012.com.

Link: http://www.jornow.com.br/jornow/noticia.php?idempresa=3375&num_release=73825

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: