CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

O QUE OS CONSUMIDORES PENSAM DE AGRICULTORES E VICE VERSA?


06/01
Por: José Luiz Tejon Megido

A Basf encomendou uma pesquisa para a Synovate ( Alemanha ), sobre aspectos da percepção que os produtores rurais tem de questões do consumidor e destes com os agricultores. A pesquisa foi feita em 6 paises : França, Espanha, Canadá, Estados Unidos, India e Brasil. As visões são muito interessantes, por exemplo as principais conclusões gerais do estudo : A maioria considera a agricultura uma vocação. Assegurar o suprimento de alimentos no mundo é o maior desafio. Os produtores levam a sério as preocupações dos consumidores finais e os agricultores buscam maior suporte da indústria e da sociedade. Interessante ver que no Brasil e nos Estados Unidos é onde os agricultores mais se consideram hoje como ” homens de negócio “. ao contrário da Índia onde não se veem assim. Também os produtores brasileiros se veem como ” gestores ” da terra, da mesma forma como os americanos. Os consumidores individualmente dizem ter respeito pela profissão dos agricultores, mas quando perguntados se a ” sociedade ” também tem, a resposta é surpreendentemente menor. Por outro lado os produtores rurais não se sentem respeitados e nesse item empatam em todos os paises, com excessão da Índia onde a sua auto-estima é bem maior. Como imaginávamos, na França – tanto o consumidor respeita o produtor, quanto a sociedade como um todo. Essa imagem é bem maior por parte do público do que aquela que os produtores da França tem de si mesmos. No item satisfação, os agricultores brasileiros e os americanos são os mais satisfeitos dentre os paises pesquisados, e os menos satisfeitos são os franceses e os espanhóis. Os produtores brasileiros são os que menos acreditam que os consumidores pagariam mais por produtos ambiental e socialmente sustentáveis. E os consumidores brasileiros ao lado dos Indianos são os que revelam, de fato, menor propensão a pagar mais por esses produtos. A Alemanha e os Estados Unidos são os que mais revelam propensão nesse aspecto. Os produtores rurais de forma geral pedem mais tecnologia amigável nos aspectos ambientais, solicitam maior representação pública dos seus interesses, e no caso brasileiro – gostariam de ter mais treinamento sobre a utilização da tecnologia. Importante é ver que o cidadão urbano tem uma visão de que o agricultor é o principal ” esteio ” das zonas rurais. Entretanto, os agricultores tem uma visão menor, nesse sentido, o que é revelador de um campo espetacular para as ações de marketing dos agricultores, no mundo inteiro.

José Luiz Tejon Megido

Diretor Vice Presidente de Comunicação do CCAS

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: