CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Projeto Cultivida: Um Projeto de Saúde para a População Rural Brasileira


15/09

Em Março de 2012 foi lançado o Projeto Cultivida, de inciativa espontânea da empresa Ihara que apesar de não ter registros de impactos na saúde humana (intoxicações) por produtos registrados por ela no país, tomou essa iniciativa de organizar este projeto com o envolvimento de profissionais de várias áreas do conhecimento científico, tendo como objetivo a redução e eliminação dos casos de intoxicação por defensivos agrícolas em todo o país.
 
Este projeto de abrangência nacional e com duração de no mínimo cinco anos, teve sua primeira etapa desenvolvida no município de Guaraciaba do Norte na região da Serra de Ibiapaba no final do mês de Março e irá percorrer 12 regiões por ano de vários estados brasileiros do Nordeste, Sul, Sudoeste e Centro Oeste.
 
Prevê diversas ações com foco em três áreas de atuação:
 
- Foco no bem estar e na saúde do trabalhador e sua família com investimentos em conscientização e orientações sobre diferentes problemas que afetam esta população tais como saúde da mulher e da criança através de especialistas da área médica e de atividades culturais.
 
- Foco na atividade agrícola com aumento da rentabilidade por meio da aplicação das Boas Práticas Agrícolas.
 
- Foco no treinamento e capacitação dos profissionais de saúde dos níveis local, regional e estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) para a implantação de Programa de Monitoramento da Saúde de Populações Expostas a Defensivos Agrícolas realizado por profissionais de saúde com experiência em Toxicologia Clínica e Analítica.
 
O objeto deste artigo é apresentar o escopo desta atividade de saúde relacionada a exposição populacional aos defensivos agrícolas.
 
O uso de defensivos na agricultura é intensivo e várias publicações têm apontado as intoxicações como um dos principais problemas de saúde, especialmente entre trabalhadores rurais.
Link: http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=76875:-projeto-cultivida-um-projeto-de-saude-para-a-populacao-rural-brasileira&catid=47:cat-saude&Itemid=328

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: