CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Queda de preço derruba receitas do agro


15/09
Queda de preço derruba receitas do agro

Ritmo menor das exportações e queda nos preços externos de vários dos principais produtos agrícolas brasileiros estão fazendo o país perder receitas neste ano.

Dados divulgados ontem pelo Ministério da Agricultura apontam que as exportações do setor no mês passado recuaram para US$ 7,9 bilhões, 11% menos do que as de abril de 2011.

O saldo acumulado das vendas externas de produtos agropecuários ainda é positivo no primeiro quadrimestre deste ano, ao somar US$ 26,4 bilhões, mas com percentual de variação muito pequeno em relação ao de 2011.

Se forem mantidas as quedas de preço e de quantidade exportada, o desempenho da balança comercial agrícola neste ano não repetirá o do ano passado.

A forte queda dos dados da balança comercial agrícola em abril não pode ser tomada, no entanto, como base para os demais meses, uma vez que o recuo das receitas ocorreu porque o líder do setor -o complexo soja- teve queda no volume e na receita.

A queda no volume exportado no mês passado acabou afetando o comércio com a China, que importou 2,5% menos do Brasil. Os chineses representam 28% das exportações agrícolas.

NOVOS MERCADOS

O setor sucroalcooleiro está sendo um dos grandes responsáveis pela queda das receitas na balança comercial. Esse é um produto que não deverá ter o mesmo peso na balança comercial como vinha tendo nos últimos anos, quando o mercado externo praticamente dependia do produto brasileiro.

A oferta mundial de açúcar se regulariza, e os preços são menores. Além disso, o Brasil não terá crescimento na oferta da commodity.

Outro setor importante para o agronegócio brasileiro, o de carnes, também tem redução no volume exportado, à exceção do frango.

Essa redução é conjugada ainda com a perda de preços, efeito da crise econômica mundial que afeta principalmente a zona do euro.

As empresas brasileiras têm buscado outros mercados, mas mesmo assim as exportações deste ano não devem apresentar muita evolução em relação às de 2011.

Até o setor de fumo, um dos destaques no ano até março, teve queda nas receitas externas em abril. Apesar dessa redução, o setor ainda mantém evolução de 30% no desempenho deste ano em relação ao dos quatro primeiros meses do ano passado. O cenário é favorável para essas exportações.

O ritmo do comércio exterior não é ruim apenas para as exportações brasileiras, mas também para as importações, que tiveram queda de 13% em abril ante o mesmo mês de 2011. Mas as importações ainda crescem 3% no quadrimestre.

Link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/41982-queda-de-preco-derruba-receitas-do-agro.shtml

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: