CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

15 de Abril: conservação do solo e Rio Piracicaba


28/04
Por: José Otavio Menten

No dia 15 de abril foram comemoradas duas efemérides: Dia Nacional da Conservação do Solo e Dia do Rio Piracicaba. Felizmente, estamos vivendo uma fase em que a SUSTENTABILIDADE é cada vez mais valorizada, com mais respeito ao meio ambiente. E as duas homenagens têm muito em comum: valorizar a qualidade de vida!

A Lei Federal  no 2876/1989 instituiu 15 de abril como o Dia Nacional da Conservação do Solo. Foi neste dia que nasceu, nos Estados Unidos, o Dr. Bennett, considerado o “pai da conservação do solo”. O solo é um dos mais importantes patrimônios da humanidade. Um dos problemas ambientais mais preocupantes é a erosão, que ocorre em solos mal conservados. Uma das evidências da ocorrência da erosão é a presença de água “barrenta” nos rios, represas e lagos. E uma das consequências indesejáveis é o assoreamento, que reduz a profundidade dos rios e a capacidade de reservação de água das represas. A antiga revista do CALQ (Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz”), que circulou entre 1909 e 1995, tem como lema “o solo é a Pátria, cultivá-lo e conservá-lo é engrandecê-lo". Em 22/05/2017, o Prof. Antonio Roque Dechen, da USP/ESALQ, escreveu artigo onde concluiu que o lema poderia ser aprimorado para “o solo é a Pátria, cultivá-lo e conservá-lo é engrandecê-lo e garante a sustentabilidade e a vida”!

A Lei Municipal no 8.012/2001 instituiu o dia 15 de abril como o “Dia do Rio Piracicaba”, como celebração da ressurreição do Rio, sempre defendida pela população e lideranças de Piracicaba. Foi uma iniciativa da então vereadora Laurisa Cortelazzi; anualmente, a data é comemorada e mantém acesa a chama da defesa deste importante rio. A qualidade do Rio Piracicaba depende muito da conservação do solo e da água das áreas por onde passa. São 75 municípios, desde suas nascentes, em Minas Gerais.

O Rio Piracicaba é patrimônio dos piracicabanos e atração turística do município. É um dos poucos rios cantados em todo Brasil. A música “Rio de Lágrimas”, de autoria de Lourival dos Santos, foi gravada, desde 1972, por importantes intérpretes como Craveiro e Cravinho, Chitãozinho e Xororó, Tião Carreiro e Pardinho, Almir Sater, Sérgio Reis, entre outros. E seus versos são conhecidos em todo o Brasil: “O Rio de Piracicaba vai jogar água pra fora/ quando chegar a água dos olhos de alguém que chora”.

O solo brasileiro e o Rio Piracicaba devem ser conservados, com empenho, por esta geração e pelas próximas. A sustentabilidade das nossas ações vem sendo, cada vez mais, valorizada e deve contribuir para que o respeito ao meio ambiente nos proporcione melhor qualidade de vida.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: