CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

CCAS apoia Simpósio sobre Defensivos Agrícolas


31/08
CCAS apoia Simpósio sobre Defensivos Agrícolas

O Simpósio sobre Defensivos Agrícolas será realizado na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba/SP, nos dias 26 e 27 de abril. O evento, organizado pelo Pecege, abordará quatro temas que causam maior preocupação entre os produtores rurais do Brasil: Registro, Resíduo de Defensivos em Alimentos, Resistência a pragas e Organismos não-alvos: efeito sobre polinizadores. Para discutir os temas de relevância para a cadeia produtiva do Brasil foram convidados palestrantes qualificados e de renome no setor. Destaque para a presença de autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O professor Angelo Trapé, médico toxicologista da Unicamp, apresentará o significado dos resíduos de defensivos em alimentos na saúde humana e Paula Arigoni, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), vai falar sobre o Projeto Colmeia Viva, que tem como objetivo o uso de defensivos sem prejudicar os polinizadores. O evento também contará com a participação de Roseli Muniz Giachini, produtora rural e representante da APROSOJA-MT, que discutirá a importância da mistura em tanque de defensivos para reduzir a possibilidade do surgimento de novas linhagens de pragas com resistência, que tem prejudicado o manejo adequado. Voltado aos produtores rurais, profissionais da indústria, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais relacionados ao agronegócio, o Simpósio é a oportunidade de atualizar conceitos e conhecimentos, além de fortalecer os contatos com profissionais do setor. Praticamente todos os agricultores utilizam defensivos, seja com maior ou menor intensidade, dependendo da cultura, local e época do ano.

Há necessidade de produtos modernos, que apresentem melhores características agronômicas, toxicológicas e ambientais, afirma José Otavio Menten, professor da Esalq-USP e Diretor Financeiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS). O Simpósio conta com o apoio da AENDA, ANDEF, ANDAV, CCAS, ESALQ Jr. Consultoria, GAPE, SINDIVEG e GEBPD e patrocínio das empresas Albaugh, Kleffmann, FRAC e UNIFITO. Informações Data: 26 e 27 de abril de 2017 Horário: das 8hs 18h Local: Esalq-USP - Pavilhão de Engenharia Endereço: Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP Programação e inscrições: http://defensivos.pecege.com/ Sobre o CCAS O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto. O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas. A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado á disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/.
Acompanhe também o CCAS no Facebook:  http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.
Informações para Imprensa: Alfapress Comunicações Camila Lopes (19) 2136-3516 / (19) 99782-7491
camila.lopes@alfapress.com.br Thaís Frausto (19) 2136-3506 / (19) 99788-6829 thais.frausto@alfapress.com.br
Link: Assessoria de Imprensa

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: