CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Agronegócio ainda supera crise de 2015


14/03
Por: José Luiz Tejon Megido
Agronegócio ainda supera crise de 2015

Com clima adverso, crise no país, custos para produzir crescentes e mesmo com tudo isso o agronegócio supera e vence a crise em 2015. O PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio em 2015 foi de 1 trilhão, 230 bilhões de reais. Repetindo 2014 em faturamento num país que caiu cerca de 4% no seu PIB geral. Deveremos produzir com todos os riscos climáticos do El Nino, trazendo chuvas elevadas no Sul/Sudeste e seca no  Nordeste e parte do Brasil Central cerca de 213 milhões de toneladas, uma nova super safra.

O cooperativismo brasileiro teve na COAMO, Cooperativa de Campo Mourão, o seu exemplo máximo: cresceu 6% faturando quase 9 bilhões de reais e deverá chegar ao final da safra 2015/2016 com 10 bilhões de reais. E no reino do cacau, a hoje maior franquia de chocolates do mundo, a Cacau Show cresceu 11% suas receitas. Ou seja, com toda crise, superamos no agronegócio nas carnes, nos grãos, colocamos muita coisa em ordem na cana-de-açúcar, na laranja, no café e sim, tem muita coisa pra ser feita ainda.

Mas de todos os desafios do agronegócio, o maior de todos os desafios continua do lado de fora das porteiras das fazendas: infraestrutura, logística, regras, seguro, e afastar do setor a tentação diabólica de colocar imposto adicional na venda dos grãos. 

O agronegócio do dentro da porteira, os produtores rurais sozinhos não conseguirão continuar vencendo a guerra da crise nacional. Há necessidade de um basta para tanta incompetência na gestão do Brasil, das relações entre as cadeias produtivas, e na sede por arrecadação.

Mais imposto no grão. Essa não!

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: