CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Fundação Agrisus completa 11 anos de apoio a agricultura sustentável


Fundação Agrisus completa 11 anos de apoio a agricultura sustentável

Única Fundação sem fins lucrativos e com recursos exclusivamente privados em sua área de atuação, a Agrisus (www.agrisus.org.br), que iniciou as atividades em 24/04/2001, tem cumprido sua missão de estimular a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, bem como incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável e favorável ao meio ambiente.

Nesses 11 anos, a entidade apoiou o treinamento de pesquisadores e estudantes, concedendo grande número de bolsas, bem como a realização de encontros técnicos, congressos, dias de campo e a participação de profissionais nesses eventos. Sua dotação orçamentária para 2012 é de R$1 milhão.

Fundada por iniciativa do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso (ESALQ/USP, formado em 1936), a entidade surgiu como continuidade natural de uma bem-sucedida carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte. Cardoso, entre muitas atividades, foi fundador do Grupo Manah, seu diretor e presidente de 1947 a 2000, quando o controle da empresa foi vendido. A família então decidiu empenhar uma parte de seus recursos  para criar a Fundação.

"Tive a honra de participar de todo o processo de implantação da Fundação Agrisus, desde os entendimentos iniciais para a implantação no início do ano 2000, articular o relacionamento com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiróz (FEALQ), participar da diretoria da Agrisus desde o início e hoje ser o seu presidente", conta Antonio Roque Dechen, professor titular da ESALQ, vice-reitor executivo da USP e membro do Conselho Cientifico para Agricultura Sustentável (CCAS), que encabeça a diretoria eleita em outubro  de 2010, juntamente com o novo Conselho Curador.

Para marcar o aniversário, foi lançada em março a segunda edição do Catálogo de Projetos, com o resumo das 95 pesquisas apoiadas pela entidade, que já foram concluídas, abrangendo o período de 2002 a 2011.  Pode ser consultado no site por ordem alfabética, sequencia de datas, palavras-chave, autor ou instituição. Traz também eventos realizados com financiamento da Fundação e participações individuais. A primeira edição do trabalho foi apresentada em junho de 2010.


Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: