Natal é agronegócio. A manjedoura, o leite, o alimento, a base da vida e os produtores rurais aprendem a viver na intensidade do movimento da vida. Na virada das nuvens, do sol com a chuva, dos El Niños que fazem da seca o alagado e do excesso das chuvas a umidade indesejada, os produtores se viram como o vento os vira.
Tem inimigos de todo jeito, as pragas, as doenças, os parasitas, o mato que dá que nem mato. Tem a nutrição dos bichos e a nutrição das plantas, precisam cuidar e zelar de cada palmo de chão e, além de tudo, agora são ainda os guardiões do planeta no meio ambiente, na responsabilidade social. De fato, os produtores rurais parecem ser esses seres que Deus escolheu para o representar. Cuidam de muita coisa ao mesmo tempo, e nos alimentam.
Entramos na semana natalina, com um desejo convicto de um feliz Natal para todos os produtores rurais, de todos os tamanhos, culturas e criações, incluindo o nosso Joseval Peixoto da Jovem Pan, um produtor exemplar na técnica da hidroponia, fazer alimentos na água.