CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Brasil pode ter seu primeiro Prêmio Nobel: Alysson Paolinelli


01/02
Por: José Otávio Menten

O engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli foi indicado pelo Brasil para o Prêmio Nobel da Paz em 2021. Está seguindo trajetória semelhante à do engenheiro agrônomo Norman Borlaug, Prêmio Nobel da Paz em 1970.

Borlaug foi o principal responsável pela “Revolução Verde”, que contribui para o aumento da produção de alimentos no mundo. Em uma de suas visitas no Brasil, durante palestra na USP/Esalq, em Piracicaba/SP, Borlaug afirmou que o cultivo do cerrado brasileiro foi tão ou mais importante que a Revolução Verde.

O cerrado brasileiro é a principal região produtora de grãos do Brasil, suficiente para atender a demanda interna e para exportação. Milhões de pessoas, em várias partes do mundo, se alimentam com produtos da agropecuária do Brasil. E agro é Paz!

O Brasil exporta 16% dos alimentos básicos mundiais. O custo da alimentação nas despesas das famílias reduziu quase à metade.

Não existe paz onde falta comida. A expectativa do mundo é que o Brasil seja o país que mais vai contribuir para atender a demanda crescente de alimentos do mundo. E isto graças a ciência e a tecnologia agrícola, que foi implantada no Brasil a partir de 1970. Alysson Paolinelli teve papel relevante nesta ação e representa muito bem o agro brasileiro.

Entre os avanços na agricultura brasileira que tiveram a participação de Paolinelli, além da transformação do cerrado, está a criação da Embrapa e o fortalecimento da pesquisa agropecuária tropical. O Brasil se transformou em um importador de alimentos em um dos maiores produtores e exportadores. Ele também criou a Embrater.

Paolinelli foi professor e diretor de uma das mais importantes escolas de agronomia do Brasil:  a ESAL (Escola Superior de Agricultura de Lavras), hoje UFLA (Universidade Federal de Lavras). Foi Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Ministro da Agricultura, Deputado Constituinte e um líder do agro brasileiro. Atualmente é o responsável pela Cátedra “Luiz de Queiroz” e conduz o Projeto Biomas Tropicais, articulando as bases tecnológicas para nova revolução agrícola no mundo.

A ideia da indicação de Paolinelli para o Prêmio Nobel da Paz surgiu no início de 2020. Foi criado um comitê constituído por personalidades do agro nacional, que preparam toda a documentação para justificar a proposta. A Esalq/USP, instituição reconhecida como uma das melhores do mundo na área de agronomia, assumiu a indicação. Em 26 de janeiro de 2021 houve uma coletiva para apresentar a proposta e os esclarecimentos necessários à sociedade. Nos meses de fevereiro e março deve ser iniciado o processo de avaliação dos indicados, por uma comissão de cinco membros nomeados pelo Congresso da Noruega. Uma análise mais aprofundada deve ocorrer de abril a setembro. A decisão da escolha deve ser em outubro e a entrega do Prêmio em dezembro de 2021, em Oslo, Noruega.

É importante que a proposta brasileira seja apoiada e divulgada em todas as áreas e países. Será um Prêmio para o mundo, envolvendo população urbana e rural de países que necessitam de comida de qualidade. Será um estímulo para que o Brasil continue se empenhando em produzir cada vez mais alimentos com sustentabilidade.

Mais detalhes sobre Paolinelli, suas atividades e as ações para fortalecer a candidatura podem ser acompanhadas pelo site www.paolinelli-nobelpeaceprize2021.com e no Youtube “Paolinelli Nobel Peace Prize 2021”. Fica claro que a agricultura tropical sustentável, criada no Brasil, pela liderança de Paolinelli, será a grande solução para evitar a fome no mundo. Isto significa PAZ! Alysson Paolinelli merece! O Brasil merece!

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: