"Nossa luta é para que cada vez mais as escolas se espelhem em iniciativas como essa de Porto Alegre. Só assim poderemos desmistificar falsas afirmações sobre diversas questões relacionadas ao agronegócio. Com base no conhecimento científico e transparência, cidadãos são formados nas escolas e estimulados a pensar e entender todos os pontos de uma questão antes de tomar uma decisão a respeito de qualquer assunto que seja". Essa declaração é de José Otávio Menten, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), que orientou estudantes do Colégio La Salle São João na busca de material para a argumentação de defesa do uso de agrotóxicos.
A atividade faz parte do projeto Júri Simulado, que acontece todos os anos no Colégio. O objetivo é debater um tema central, havendo a promotoria e a defesa. Em 2022 o tema escolhido foi "O USO DOS AGROTÓXICOS NO BRASIL".
O grupo da defesa procurou Menten para orientações, contou com o apoio do professor Menten durante a construção da tese, e por fim, saíram vencedores por 5 votos a 2 da 8ª edição do Júri Simulado. "Agradecemos ao professor Menten por todo o auxílio que nos proporcionou, pois trata-se de um assunto muito importante e do interesse de todos", disse Manuela Valim, estudante do 3º ano do ensino médio e representante dos alunos do grupo que fez a defesa.
Entre os pontos citados pela acusação estavam argumentos sobre a saúde do ser humano e o meio ambiente. Porém, com o uso moderado e seguro dos defensivos ficou esclarecido que são benéficos, principalmente pelo agronegócio ser um dos maiores pilares da economia brasileira.
Os argumentos a favor dos defensivos levados ao tribunal pela defesa, foram a importância dos defensivos na produtividade em larga escala nas lavouras, a maior durabilidade dos alimentos, o valor dos produtos orgânicos elevados, o qual grande parte da população não possui acesso, e entre outros.