Com foco no desenvolvimento econômico do Paraná, o Programa “Oeste em Desenvolvimento” foi idealizado para contemplar a região em questão por meio de um processo participativo. Para isto, diversas organizações, tanto de setores público e privado, uniram-se para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.
Foram selecionados alguns eixos importantes, baseados em um levantamento de dados socioeconômicos, para os 54 municípios que compõe o programa. Entre os eixos de destaque está a cadeia do leite, que recebeu uma câmera técnica específica com diversos atores, dos distintos elos da cadeia. Vários eixos foram propostos para atuação. O com maior desenvolvimento foi o de qualidade do leite.
A organização das diretrizes de criação de um padrão de leite para o “Oeste em Desenvolvimento” está sob responsabilidade da Dra. Roberta M. Züge, membro do Conselho Científico Agro Sustentável e sócia da empresa Ceres Qualidade, contratada para a coordenação do Programa por meio do Sebrae-Paraná.
“O trabalho que estou desenvolvendo está baseado na concepção de requisitos que garantam a qualidade do leite em todos os seus âmbitos, desde o critério de sanidade, passando pela responsabilidade socioambiental e rastreabilidade, além de garantir o bem-estar animal”, explica a Dra.
Para que os conceitos sejam replicados e implantados, a Dra Roberta irá ministrar, nos dias 11 e 12 de setembro, em Toledo/PR, um curso para os profissionais que ficarão responsáveis em garantir que os requisitos sejam cumpridos pelos produtores.
“Alguns laticínios já aderiram ao programa, com isto produtores selecionados serão contemplados com a implantação e o monitoramento do cumprimento das diretrizes que garantam as boas práticas na produção de leite”, conclui Roberta.
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.
Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Camila Lopes (19) 2136 – 3516 / (19) 99782-7491
camila.lopes@alfapress.com.br
Thaís Frausto (19) 2136-3506 / (19) 99788-6829
thais.frausto@alfapress.com.br