Pesquisadores debatem sobre nutrição x altas produtividades de soja e milho, e rally da safra
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) participa do 15º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, entre os dias 20 e 22 de setembro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia/GO.
Na ocasião o presidente do CCAS, Antonio Roque Dechen, também Professor da ESALQ/USP e Presidente da Fundação Agrisus, participará do painel 2: Situação do Sistema Plantio Direto no Brasil, com o tema Rally da Safra. No dia seguinte, Ciro Antonio Rosolem, Vice-Presidente de Estudos do CCAS e Professor Titular da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/Unesp Botucatu), participa do paneil 6: Manejo do estresse hídrico em lavouras com alta tecnologia, com o tema Efeitos da nutrição na fisiologia dos estresses para altas produtividades de soja e milho.
“Estamos vivendo um ano complicado para o agronegócio. Primeiro foi o atraso nas chuvas, atrasando a semeadura da safra de verão. Depois a seca de abril/maio, prejudicando o arroz, feijão, soja, algodão e, principalmente o milho de segunda safra. Agora o frio, geada, prejudicando frutas e hortaliças. O resultado é uma safra de grãos um pouco menor que a anterior, uma quebra não só da safra, mas também dos sucessivos recordes batidos ano a ano. Por isso essa atualização constante se faz necessária para os profissionais do agro que, mesmo com técnicas e a ciência desenvolvida, por vezes fica refém de efeitos climáticos”, afirma Rosolem.
“Passa despercebido de grande parte dos consumidores que os alimentos que consumimos são oriundos de uma complexa interação dos fatores: solo x planta e atmosfera, interação essa de intensa complexidade que envolve a fertilidade do solo, que tem que ter os nutrientes que as plantas necessitam, em quantidades equilibradas, ter a disponibilidade de água, formando a solução do solo etc. Participar de eventos como este cooperam para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. O que é fundamental para o nosso Brasil por ser um grande fornecedor de commodities primárias”, avalia Dechen. Atualmente o agro é responsável por 23% do PIB nacional, 33% dos empregos e 40% das exportações no Brasil.
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel
Link: Assessoria de Imprensa