CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

CCAS participa do lançamento do Programa Alimentar o Futuro, em prol da segurança alimentar das crianças de São Paulo


23/10

No último dia 16 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) marcou presença no lançamento do Programa Alimentar o Futuro. Desenvolvido pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social da FIESP, em parceria com o CIESP e o SESI-SP, o programa tem como objetivo promover a segurança alimentar e nutricional das crianças de zero a 10 anos no estado de São Paulo.

O presidente do CCAS, Prof. José Otávio Menten, ressaltou a importância do projeto e destacou como ele segue os mesmos propósitos e valores do Conselho. "O Programa Alimentar o Futuro é uma iniciativa essencial para fortalecer a garantia do direito à alimentação adequada e saudável das crianças. Ele está alinhado com nossa missão de promover a sustentabilidade no agronegócio e contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional na infância", afirmou Menten.

O programa foi criado em resposta aos alarmantes indicadores de fome no Brasil, que se agravaram durante a pandemia de COVID-19. Durante esse período, apenas 4 em cada 10 famílias tinham acesso adequado à alimentação, uma desigualdade que afeta especialmente as crianças, prejudicando seu desenvolvimento e aprendizado.

No estado de São Paulo, estima-se que quase 2 milhões de domicílios, dos 15,3 milhões existentes, encontram-se em situação de insegurança alimentar grave, ou seja, em situação de fome. O Programa Alimentar o Futuro atuará junto às crianças institucionalizadas, aquelas atendidas nas escolas públicas e na rede socioassistencial, além das crianças que não são atendidas por esses equipamentos públicos.

O programa abrange diversas áreas de atuação, incluindo:

- Estímulo à oferta adequada e saudável de alimentação em creches, escolas de educação infantil e ensino fundamental, em conformidade com os requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

- Realização de atividades de formação em parceria com os agentes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), incentivando a vigilância da Segurança Alimentar e Nutricional

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: