CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Ciro Rosolem destaca importância dos micronutrientes para o algodoeiro no Global Micronutrient Summit


06/10

Nos dias 05 e 06 de outubro,Ciro Rosolem, membro do Conselho Científico Agro Sustentável e Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, marcou presença no Global Micronutrient Summit, que aconteceu em Nova Délhi, na Índia. O evento reúne líderes do setor para discutir os desafios e as soluções relacionadas às deficiências de micronutrientes nas culturas.

Rosolem, em sua palestra, abordou a importância dos micronutrientes para o rendimento e qualidade do algodão, destacando como a falta desses nutrientes no solo pode afetar negativamente a produtividade e a saúde das plantas. "Em todo o mundo, as deficiências de micronutrientes nas culturas têm se tornado uma preocupação crescente. Países em diferentes regiões testemunham a escassez de nutrientes essenciais, como o zinco, boro, ferro e manganês, comprometendo o desenvolvimento saudável das plantas", afirmou Rosolem.

Além da relação direta com a agricultura, o especialista também enfatizou a conexão entre as deficiências de micronutrientes nas culturas e a desnutrição em seres humanos. "A desnutrição de micronutrientes afeta seriamente a saúde das pessoas, resultando em problemas de saúde significativos. Práticas agrícolas inadequadas, aplicação desequilibrada de fertilizantes e esgotamento de nutrientes são fatores que contribuem para essa problemática. Precisamos enfrentar esses desafios de forma eficaz", ressaltou o especialista.

O Global Micronutrient Summit é um evento de destaque que reúne especialistas de todo o mundo. A primeira edição ocorreu em 2019 e foi um sucesso, atraindo aproximadamente 200 delegados da Índia e do exterior, incluindo líderes políticos e especialistas do setor.

O evento busca disseminar as últimas perspectivas de mercado e atualizações sobre fertilizantes com micronutrientes, com o objetivo de manter os participantes atualizados sobre as tendências do setor e ampliar a compreensão dos fatores que influenciam a demanda desses nutrientes. Além disso, as iniciativas políticas relacionadas aos fertilizantes fortificados com micronutrientes também estão em pauta durante o encontro.

A participação de Ciro Rosolem no Global Micronutrient Summit reforça o compromisso do CCAS e de especialistas do setor em abordar questões-chave relacionadas aos micronutrientes e nutrição das culturas. Espera-se que os insights compartilhados durante o evento contribuam para o desenvolvimento de soluções eficazes que combatam as deficiências de micronutrientes, tanto no cultivo do algodoeiro como em outras culturas, visando promover uma agricultura saudável e sustentável em todo o mundo.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: