CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais


14/10
Por: José Luiz Tejon Megido
Clima reduz produtividade do café em Minas Gerais

O Brasil é o maior produtor mundial de café e nesta safra vamos produzir mais ou menos café? Produziremos menos café. No ano passado geramos 45 milhões de sacas de café de 60 kg, e nessa próxima safra a previsão aponta para 43,7 milhões de sacas. O motivo? Clima reduzindo a produtividade em Minas Gerais.

E como foi o mercado do café, mês passado, em Nova Iorque? Terminou recuperando perdas nos preços. Fortes chuvas no Brasil e pressão da alta do dólar atuam no jogo das bolsas e das decisões dos compradores.

Mas o que compradores precisam considerar é a instabilidade política brasileira, a dificuldade ampliada para os produtores obterem crédito nos
bancos e isso deverá gerar diminuição no uso da tecnologia. Um exemplo está no Cerrado mineiro onde praticamente 90% da colheita já foi realizada e ainda metade dos produtores não fecharam suas compras de insumos.

Portanto, clientes brasileiros, a instabilidade política, a insegurança, o aumento da burocracia nos contratos de crédito e a provável diminuição da produtividade deverá atuar como aumento dos preços do café, lá na frente, na próxima safra.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: