Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital/Apta/SAA e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), assume a coordenadoria do projeto Alimentos Industrializados 2030, hub de conteúdo lançado pela ITAL.
O portal é parte do projeto ‘Alimentos Industrializados 2030’ do ITAL e é dividido nos blocos: valor nutricional e segurança de produtos, sustentabilidade da produção e responsabilidade social das empresas.
Ele foi desenvolvido com informações de sites institucionais, relatórios de sustentabilidade e também de dados rastreáveis fornecidos pela empresa e com foco na saudabilidade e sustentabilidade do setor de alimentos.
A página reúne de maneira fácil e acessível 15 temas de interesse do consumidor de alimentos. O portal agrupa vários dados sobre as melhores práticas das empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens, que podem ser comparados pela população e proporcionar acesso a ações para promover a saudabilidade, ou seja, consumo daqueles alimentos que proporcionam qualidade nutricional e bem-estar.
O coordenador do hub, que acompanha a indústria de alimentos e bebidas no Brasil há 55 anos junto a atores estratégicos do setor, do governo e da sociedade, comenta que profissionais da área entendem o fundamental papel da ciência e da tecnologia para garantir cada vez mais qualidade, sustentabilidade e segurança dos alimentos, as que parte da mídia vem influenciando negativamente.
"Nunca a ciência dos alimentos esteve tão desenvolvida e a sociedade tão confusa mesmo precisando dos alimentos processados para combater a fome. Muitos ativistas e parte da mídia têm construído ao longo dos últimos anos o pensamento equivocado de que os alimentos industrializados são inadequados, devendo ser consumidos com moderação e até mesmo excluídos da alimentação. Contudo, renomados estudos e instituições comprovam o contrário", explica Madi.
O Conselheiro ficará à frente da coordenação do hub ao longo de 2023 e 2024 e pretende colocar em prática ações de comunicação para que a sociedade consiga entender melhor a questão.
"A importância dos alimentos industrializados para o combate à fome do brasileiro e para a melhoria nutricional de sua alimentação é inquestionável e movimentos como esse contribuem para evolução não só do setor como de toda a sociedade", finaliza Madi.