Três membros do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) estarão presentes no "Brazil-China Innovation Dialogue", evento de destaque que faz parte da V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada como iniciativa paralela do Grupo de Engajamento do G20 - T20 (Think Tanks). O encontro, em sua sétima edição, concentra-se em temas cruciais como Fronteiras tecnológicas e sociais da agricultura, Fronteiras da medicina e desafios de políticas públicas, e Transição energética e sustentabilidade: horizontes e alternativas.
O CCAS estará no importante encontro através da presença de três de seus conselheiros de destaque: Décio Luiz Gazzoni, Antonio Marcio Buainain e Marcelo Morandi. Cada um traz sua expertise e visão sobre a importância da sustentabilidade no contexto agrícola, alinhando-se perfeitamente com os objetivos do evento.
Décio Luiz Gazzoni, renomado engenheiro agrônomo e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), participará do evento com uma palestra, indicando os principais pontos a serem debatidos pelos participantes, em torno do tema principal do evento. Além disso, fará parte ativa das discussões das propostas a serem submetidas ao G20. Gazzoni destaca a necessidade de abordar o desperdício alimentar como um problema crucial a ser resolvido através de avanços tecnológicos e políticas públicas. Ele ressalta a importância de alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, Fome Zero, através de uma abordagem sustentável.
Por sua vez, Antonio Marcio Buainain, com vasta experiência em economia agrícola, falará em uma palestra sobre a sólida parceria entre Brasil e China, desde os acordos iniciais de cooperação tecnológica até os desafios contemporâneos da agricultura global. O conselheiro enfatiza a multiplicidade de papéis que o CCAS desempenha no evento como parte do Comitê Organizador e a relevância de debates abertos que permitam o diálogo entre diferentes visões sobre o agronegócio.
Marcelo Morandi, pesquisador atual Chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, vai participar de um painel no evento como debatedor no tema "fronteiras tecnológicas e sociais da agricultura". Ele trará sua expertise em sustentabilidade e abordará as ações climáticas nos sistemas agroalimentares baseados em critérios científicos que embasem uma agricultura sustentável e resiliente às mudanças climáticas. Trazendo o foco para a agricultura como parte da solução para a segurança alimentar, energética e climática. Ele enfatiza a importância de ações climáticas nos sistemas agroalimentares, contribuindo para a segurança alimentar, energética e climática.
Os conselheiros do CCAS trazem consigo uma vasta bagagem acadêmica e profissional, o que reforça o compromisso do Conselho com a promoção da agricultura sustentável e o desenvolvimento de tecnologias que beneficiem não apenas o setor agrícola, mas também a sociedade como um todo.
Antônio Márcio Buainain
Décio Gazzoni
Marcelo Morandi