CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Conselho Científico Agro Sustentável participa do II SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins)


17/05
Conselho Científico Agro Sustentável participa do II SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins)

De 17 a 19 de maio acontece em Palmas (TO), a II edição do SIMDEFI (Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins). O Conselheiro Caio Carbonari e o Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), José Otávio Menten, serão palestrantes do evento.

O Simpósio tem por objetivo proporcionar o contato entre alunos, produtores, empresas e profissionais da área de fitossanidade promovendo a troca de experiências e informações advindas de pesquisas, ampliando assim, a formação técnica/científica dos participantes.

Segundo a organização do evento, as palestras, ministradas por profissionais convidados de instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa nas áreas correlatas da Defesa Fitossanitária, vão enriquecer as discussões e permitir, ao mesmo tempo, detalhamento e abrangência dos assuntos e questões em debate.

A palestra Prof. Dr. José Otavio Menten será em conjunto com o Prof. Dr. Erlei Melo Reis e vai acontecer logo na abertura, no dia 17/05. O assunto em destaque vai ser: "Epidemiologia da Ferrugem da Soja e Calendarização da Semeadura".

“Preparamos um material que mostra, através de pesquisas científicas, realizadas no MT, que foi possível fazer a semeadura da soja em fevereiro e reduzir a quantidade de ferrugem asiática da soja em menor número de aplicações de fungicidas. Isto foi fundamental para que o calendário de semeadura fosse até 03 de fevereiro, reivindicação dos produtores. Este aprimoramento confere mais sustentabilidade a produção e menores riscos do surgimento de linhagens do agente da ferrugem resistentes menos sensíveis aos fungicidas sitio específico”, contou Menten.

O Conselheiro Prof. Dr. Caio Antonio Carbonari palestra no dia 19/05 e o tema será a resistência de plantas daninhas a herbicidas e os impactos gerados na agricultura. “A resistência das plantas daninhas a herbicidas é uma grande ameaça à competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. O objetivo é abordar aspectos da biologia e manejo das plantas daninhas que tem relação com a seleção e evolução da resistência a herbicidas, além de destacar estratégias para combatê-la”, explicou Carbonari.

 
Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: