O Master Meeting Milho, evento de destaque no calendário agrícola, reuniu renomados especialistas e produtores rurais para discutir as últimas tendências e práticas no cultivo do milho. Entre os palestrantes de renome, o Conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Décio Karam, marcou presença no painel que abordou os Sistemas Consorciados.
O evento, realizado de 9 a 11 de agosto, em Sorriso (MT), proporcionou uma oportunidade única para interação, networking e atualização para a classe de agricultores do Mato Grosso e de todo o Brasil. Com uma programação abrangente, o Master Meeting Milho contou com temas relevantes para o sistema de cultivo, que incluíram discussões sobre milho safrinha, cultivos alternativos e estratégias para lidar com as incertezas climáticas.
Durante o painel dos Sistemas Consorciados, Décio Karam compartilhou expertise ao lado de Claudinei Kappes, da NEMABIO, e Flávio Jesus Wruck, da Embrapa Agrossilvipastoril. A discussão girou em torno de milho antecipado, alternativas para safrinha, outras culturas como algodão, gergelin, sorgo, girassol entre outras e como o uso de forrageiras pode se tornar uma alternativa viável para a produção de grãos, bem como a adoção do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como uma estratégia sustentável para a agricultura,
Ao comentar sobre a importância do evento e do painel no qual participou, Décio Karam ressaltou a necessidade de explorar novas abordagens na produção de milho. "O Master Meeting Milho foi um momento valioso para compartilhar conhecimentos e discutir práticas inovadoras. No painel dos Sistemas Consorciados, muito conhecimento foi difundido e as inovações científicas foram um destaque", declarou.
O Conselheiro do CCAS também destacou a função do sistema de consórcio antecipado no enfrentamento dos riscos causados pelas incertezas climáticas: "Ao adotar estratégias que envolvam a integração de diferentes culturas, estamos aumentando a resiliência do sistema, reduzindo os impactos negativos e garantindo a sustentabilidade a longo prazo".