A atividade no agronegócio é cheia de riscos. E qual o número de grandes produtores rurais que tem uma excelente gestão de risco? Poucos produtores rurais tem uma excelente gestão de risco. Vale explicar que gestão de risco é um valor estimado da probabilidade da ocorrência de um fato associado a potenciais perdas ou eventos negativos.
Conforme explicita a BMF Bovespa, por exemplo o que ocorre com a cafeicultura neste ano: temos 4 milhões a menos de sacas de café e isso representa uma perda de mais de dois bilhões de reais no ano.
Então, dentre 3 mil grandes produtores brasileiros, apenas 30 são considerados excelentes na gestão de risco. Nesse sentido dois bancos, o Itaú BBA e o Rabobank, oferecem aos produtores rurais serviços de gestão de riscos.
Esta competência gerencial vale para toda a cadeia produtiva. E como sabemos, a melhor forma para o enfrentamento das incertezas, sempre certas, estão nas estratégias da gestão. Poucos produtores fazem gestão de risco. Num mundo incerto, está na hora de atentar para esta capacitação.