A mistura das tecnologias não só chega ao campo, nas máquinas e equipamentos, mas permite agora levar a lavoura até dentro da casa de um cidadão urbano; ou mais, permite que você possa saborear um café, e acoplando um visualizador no seu celular. Você veja, viaje e tenha as percepções de estar dentro de uma lavoura de café.
O Nescafé, da Nestlé, junto com o Google, lançaram um aplicativo Nescafé 360 graus, utilizável nos sistemas Android ou IOS, que o transporta a uma realidade virtual. Essa inovação comunicacional, na arte do marketing do café, não só amplia a experiência do consumidor do café, mas termina por ampliar a motivação dos produtores de café quanto à qualidade e a sustentabilidade. Essa ideia atinge 702 produtores em 19 municípios do Espírito Santo, hoje o segundo maior estado produtor de café no Brasil.
As novas tecnologias da informação revelam e dão visibilidade ao produtor rural, e isso significa transparência ao longo de toda a cadeia produtiva. Café com lavoura de café, num aplicativo do seu celular. Isso é só o começo.