CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Membros do CCAS participam ativamente do SENAGRI, promovendo debates sobre agrotóxicos e sustentabilidade agrícola


12/06

O Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), José Otávio Menten, atuará como moderador de um painel de discussões intitulado: "Como podemos esclarecer e avançar em questões chaves da utilização de agrotóxicos?" no Seminário Nacional sobre Insumos Agrícolas (SENAGRI) 2023. Além dele, dois conselheiros também estarão presentes no debate: Caio Carbonari, que discorrerá sobre o uso correto e seguro dos defensivos e Lidia Cristina Jorge dos Santos, que trará informações relevantes sobre o Projeto de Lei (PL) 1.459/2022, que propõe a revogação da atual Lei dos Agrotóxicos e alterações nas regras de aprovação e comercialização desses produtos químicos. Outros temas tratados no encontro vão ser o monitoramento de resíduos e convivência com entre aplicação de defensivos e criação de abelhas / produção de mel.

O evento técnico de abrangência nacional, ocorre em Belo Horizonte, de 13 a 15 de junho de 2023, com o apoio oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e dos órgãos federais e estaduais de assistência técnica, pesquisa e defesa agropecuária. O SENAGRI tem como objetivo reunir profissionais, empresários e lideranças do agronegócio brasileiro para discutir questões relacionadas à regulamentação de insumos agrícolas no país.

A participação dos membros vem ao encontro do principal objetivo do CCAS, que é discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura. Pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, o CCAS valoriza o conhecimento científico e busca apresentar fatos embasados em evidências científicas para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

Para Menten, é fundamental que o conhecimento acumulado nas universidades, instituições de pesquisa e na experiência dos agricultores seja compartilhado com a sociedade, a fim de fornecer informações sólidas sobre a realidade da agricultura e sua sustentabilidade. “A reputação e a imagem da agricultura brasileira estão em constante construção, e a participação em eventos como o SENAGRI é uma oportunidade valiosa para apresentar e discutir teses, estudos e opiniões embasadas em evidências científicas, visando fornecer uma melhor compreensão e informação à sociedade. Afinal, a evolução da civilização só foi possível graças à agricultura, e é essencial que seu papel fundamental seja reconhecido e compreendido pela população”, disse o presidente.

O SENAGRI, em sua programação, aborda diversos temas além dos agrotóxicos, como adubos e fertilizantes, sustentabilidade agrícola, bioinsumos, máquinas e equipamentos, associativismo e cooperativismo, ensino, pesquisa, crédito e extensão rural. O evento também conta com a participação de renomados conferencistas, como pesquisadores, professores e profissionais de prestigiadas instituições de ensino e pesquisa, incluindo a UFLA, UFV, USP, Unesp e Esalq, assim como representantes de instituições de pesquisa e extensão rural, como Embrapa, Epamig, IAC e Emater-MG, entre outras.

Para mais informações e formas de participação visite o site  www.senagri2023.com ou entre em contato pelo telefone 31 9 9105 5767.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: