O Brasil é o campeão mundial de produção de café. Mas no mundo o café mais conhecido e valorizado é o Café da Colômbia. E isso se deve a décadas de investimentos colombianos em café de qualidade, e na criação de um personagem: o Juan Valdez, um Pelé do Café.
Juan Valdez simboliza um típico produtor de café das montanhas da Colômbia. E ele é de verdade. É um cafeicultor escolhido dentre milhares de famílias, são mais de 400 mil. A partir da sua escolha, Juan Valdez sai pelo mundo participando de feiras, eventos, filmes publicitários, merchandising em filmes.
Uma rede de cafeterias Juan Valdez já foi criada e espalha-se pelo mundo. O investimento publicitário concentrado no conceito do Café da Colômbia, ao longo de anos, já ultrapassa o total de mais de US$ 1 bilhão.
O Brasil, hoje, já atua também nesse segmento de cafés especiais. E já temos nossas marcas de região, e denominação de origem, como o Café do Cerrado. O que falta ainda, para nós, é saber vender e fazer propaganda de qualidade e consistente.
Hoje, no campo do futebol, Brasil x Colômbia. No cenário global da cafeicultura Colômbia x Brasil. No futebol só sai um vencedor. No café, aí há espaço para colombianos e brasileiros. E podemos aprender um bom marketing com eles, e eles buscarem escala e potenciais parcerias e tecnologias com o Brasil.