CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

O Brasil que coopera também supera


28/08
Por: José Luiz Tejon Megido

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.

O governo colocou três cobras venenosas na sala dos produtores rurais ao mesmo tempo: a cobrança indevida do Funrural, o aumento dos combustíveis via impostos (que deverá elevar em 5% os custos) e a criação de limites para créditos em cooperativas e integradoras.
Isso associado à queda de preços de commodities e a valorização do real com efeito no câmbio, que significa menos receita e mais custo na aquisição de insumos. Além disso, sabemos da falta de infraestrutura, logística, falta de seguro, etc.
Nas últimas semanas, o setor foi “agraciado” com o parcelamento de dívidas do Funrural, ou seja, foi tirada uma “cobra da sala”. O trágico assunto do Funrural, dívida a qual consideramos inapropriada e indevida, principalmente para um setor em que os fatores incontroláveis são imensos e onde o agronegócio perde competitividade e receitas por ineficiência de tudo o que ocorre no antes e no pós-porteira das fazendas.
Estrutura capenga do país, além das crises de corrupção que envolvem também o principal porto de escoamento de safras do Brasil, o Porto de Santos, presente nas acusações ao atual Presidente da República, Michel Temer.
Então, o que a Frente Parlamentar da Agropecuária celebrava naquela semana? Parcelamento de dívidas do Funrural, a diminuição da alíquota de 2% para 1,2% (que é apresentado como se o governo abrisse mão de mais de 5 bilhões de reais de impostos), e a arrecadação “apenas” um pouco mais de 2 bilhões de reais.
Mas continuam duas cobras venenosas e diversas cobrinhas em gestação.
Surpreende-me ver parte do setor do agronegócio aplaudindo tudo isso, sendo que esse segmento que cresceu 13,4% no primeiro trimestre de 2017 e foi o único que salvou a economia e os políticos perambulantes de um colapso completo. Ali estava um sistema que não existe mais, comemorando a retirada de uma das cobras que foi colocada pelo próprio governo.
O agronegócio precisa cooperar entre si, fazer estudos sérios e integrados de custos, tributação, competitividade ao longo da cadeia produtiva inteira, e pagar impostos em juízo, ligados a realização de investimentos sagrados para que o setor não fique em pouco tempo asfixiado, estrangulado e morra envenenado.
Estamos órfãos de pai e mãe em Brasília. É hora de assumir a maioridade e a autogestão e determinação de toda uma categoria, e que as demais nos sigam.
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.
Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Camila Lopes (19) 2136 – 3516 / (19) 99782-7491
camila.lopes@alfapress.com.br
Thaís Frausto (19) 2136-3506 / (19) 99788-6829
thais.frausto@alfapress.com.br

 

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: