A Basf encomendou uma pesquisa para a Synovate ( Alemanha ), sobre aspectos da percepção que os produtores rurais tem de questões do consumidor e destes com os agricultores. A pesquisa foi feita em 6 paises : França, Espanha, Canadá, Estados Unidos, India e Brasil. As visões são muito interessantes, por exemplo as principais conclusões gerais do estudo : A maioria considera a agricultura uma vocação. Assegurar o suprimento de alimentos no mundo é o maior desafio. Os produtores levam a sério as preocupações dos consumidores finais e os agricultores buscam maior suporte da indústria e da sociedade. Interessante ver que no Brasil e nos Estados Unidos é onde os agricultores mais se consideram hoje como ” homens de negócio “. ao contrário da Índia onde não se veem assim. Também os produtores brasileiros se veem como ” gestores ” da terra, da mesma forma como os americanos. Os consumidores individualmente dizem ter respeito pela profissão dos agricultores, mas quando perguntados se a ” sociedade ” também tem, a resposta é surpreendentemente menor. Por outro lado os produtores rurais não se sentem respeitados e nesse item empatam em todos os paises, com excessão da Índia onde a sua auto-estima é bem maior. Como imaginávamos, na França – tanto o consumidor respeita o produtor, quanto a sociedade como um todo. Essa imagem é bem maior por parte do público do que aquela que os produtores da França tem de si mesmos. No item satisfação, os agricultores brasileiros e os americanos são os mais satisfeitos dentre os paises pesquisados, e os menos satisfeitos são os franceses e os espanhóis. Os produtores brasileiros são os que menos acreditam que os consumidores pagariam mais por produtos ambiental e socialmente sustentáveis. E os consumidores brasileiros ao lado dos Indianos são os que revelam, de fato, menor propensão a pagar mais por esses produtos. A Alemanha e os Estados Unidos são os que mais revelam propensão nesse aspecto. Os produtores rurais de forma geral pedem mais tecnologia amigável nos aspectos ambientais, solicitam maior representação pública dos seus interesses, e no caso brasileiro – gostariam de ter mais treinamento sobre a utilização da tecnologia. Importante é ver que o cidadão urbano tem uma visão de que o agricultor é o principal ” esteio ” das zonas rurais. Entretanto, os agricultores tem uma visão menor, nesse sentido, o que é revelador de um campo espetacular para as ações de marketing dos agricultores, no mundo inteiro.
José Luiz Tejon Megido
Diretor Vice Presidente de Comunicação do CCAS