CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Oportunidades e aprendizados: é preciso se conectar e fomentar


21/12
Por: Roberta Züge

Por Roberta Züge; membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS); Vice-Presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (SINDIVET); Médica Veterinária Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP); Sócia da Ceres Qualidade.
 
Recentemente participei de um desafio de startups que envolvia ideia para a cadeia leiteira. O tema me encanta, pois, tive a oportunidade de trabalhar numa divisão de inteligência artificial- IA, na época que estava na pesquisa. Atuando junto com um ótimo e idealista pesquisador, o Dr. Milton P. Ramos, além de conseguir ensinar uma médica veterinária sobre os princípios da IA (que antes, para mim, era apenas Inseminação Artificial), proporcionou que eu conseguisse enxergar diversas oportunidades na área do agro.
Em um edital do Sebrae/PR, com foco em inovação, propus a um produtor, que já tinha trabalhado comigo como piloto para norma de Produção Integrada de leite (Mapa/Inmetro), e é “cabeceira” em adoção de as ideias inovadoras, para que concebêssemos um sistema para acasalamentos e comercialização on line de reprodutores. O sistema permite que se customize quais características são desejáveis. O cliente pode escolher 3, entre de produção e morfológicas, e o sistema, conforme os animais disponíveis no banco de dados, seleciona os pais para que as características sejam identificadas. Claro, as fêmeas foram todas genotipadas e os machos são oriundas de central, onde estas informações já são disponibilizadas.
Este produtor, Egon Krüger, tem uma propriedade não muito extensa, a Chácara Cristalina, que fica dentro na Colônia Witmarsum, perto de Curitiba. A propriedade foi adquirida por seu avô, Peter Krüger, na década de 50, quando membros de origem menonita, adquiriram uma fazenda inteira (Fazenda Cancela) e dividiram em parcelas entre as famílias deste grupo.  Peter já era conhecido pelo melhoramento genético que realizava no rebanho e, tornou-se referência em qualidade de bovinos holandeses começando a comercializar reprodutores. Seu filho, Heinrich Krüger, ampliou o rebanho, e hoje a 3ª geração representada por Egon, buscou excelência no rebanho. Utilizando seus conhecimentos adquiridos como técnico agrícola, banhada na imensa experiência da vivência da rotina diária de manejo de gado de leite, aliada a expertise acumulada de seus ancestrais, colocou o rebanho em destaque nacional. Acumulando prêmios há décadas, o rebanho da Chácara Cristalina foi destaque nacional quando conseguiu ter a primeira vaca EX95 do Brasil.
A internet hoje é uma realidade no campo e tende a crescer. Afinal, em 2008, 33% das casas tinham acesso discado; em 2013, caiu para 7%. Já o acesso móvel através do sistema 3G, que nem aparecia na pesquisa, hoje está em 27% dos domicílios rurais do país. Estas informações, aliada ao fato que Egon precisava ampliar suas perspectivas, para comercialização, o convenceu a acatar a proposta.
Desta oportunidade nasceu a Cristal Genétics, além de permitir a comercialização de animais há também a opção de embriões, concebidos a partir da demanda do cliente. O sistema foi concebido e está operando pelo portal www.CristalGenetics.com.br
Com o lançamento do projeto (Ideas for Milk), novamente atormentei o Egon. Apesar de ter o portal funcionando plenamente, acreditava que muito mais poderia ser desenvolvido. Ele tem um rebanho limitado, até pela área de produção ser restrita, o banco de dados se torna restrito. Ele poderia disponibilizar mais animais, desde que fossem de rebanhos que atendessem as mesmas características genéticas e sanitárias. Uma rápida discussão foi o suficiente para que ele também enxergasse novas possibilidades.
A nova ideia foi de capilarizar o potencial do portal CristalGenetics, em outras regiões, podendo assim, ampliar a produtividade em outros rebanhos. Além disto, permitir que os animais sejam comercializados diretamente com os produtores, que poderão especificar quais as características são desejadas para o reprodutor.
Na atual formatação, somente os animais da Chácara Cristalina podem ser inseridos no banco de dados, não há a opção indicar as informações de um touro (um exemplo já solicitado, o Sansão, para coleta de embriões), mas como a alternativa inserir não está disponível, o cliente não consegue testar o acasalamento. Hoje, somente o desenvolvedor pode acessar o portal e detalhar as informações de outros animais, que não estejam catalogados.
Além disto, a nova proposta pretendia transformar o que apenas está em HTML, em aplicativo. Como citado, a forma de acesso mais usual, no meio rural, é por utilizando a conexão 3G, normalmente em celular. Pretende-se transformar a versão WEB para aplicativo. Neste, outras informações, como características de conformação e produção, podem ficar disponíveis mesmo no formato of line. Facilitando assim, que o produtor possa acessar informações mesmo sem estar conectado à internet.
Outro anseio é conseguir inserir rebanhos, de outros produtores que possuem as mesmas características, inclusive sanitárias, para a base de dados. Isto, além de ampliar o número de animais proporcionará que mais produtores também possam se beneficiar deste meio de comercialização. Atualmente, outros pecuaristas da Colônia também comercializam animais, mas de modo convencional. As propriedades estão localizadas num perímetro conhecido, dentro de área de fácil acesso e grande controle sanitário.
Caso o sistema seja adequado, não somente os animais com foco em comercialização poderão utilizar o sistema. Rebanhos que o proprietário queira identificar, caso suas fêmeas esteja genotipadas e as características inseridas no portal, quais seriam os melhores reprodutores a serem inseridos no rebanho com foco no melhoramento genético.
Infelizmente a Cristal Genetics não ficou na primeira colocação. Mas a possibilidade de participar de um processo como este, discutir com alguns atores do segmento, impulsionou o que era uma breve possiblidade de ampliação, ao menos para mim, em uma forte possibilidade e, em breve, este novo serviço deve ser disponibilizado para mais produtores. A versão em aplicativo já foi concebido, por enquanto somente em androide e sem possiblidade de inserção de dados pelo cliente, mas o novo sistema já está sendo trabalhado e deve ser lançada em breve.
Oportunidades e aprendizados: não devemos nunca fechar portas. Podemos e acho até que “devemos” estar abertos sempre. Conhecer o novo, proporcionar conhecimento, trocar experiências e contribuir com o desenvolvimento do agro nacional. Os profissionais do setor agropecuário precisam fomentar uma relação mais próxima com este segmento, para que as iniciativas sejam adequadas às necessidades. O mundo está conectado, as fronteiras hoje são muito tênues, há tantas tecnologias, sensores, sistemas, etc., já criados, talvez precisemos conhecer mais e também nos conectar com estes especialistas.
 
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: