CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Poluição em SP aumentaria 75% se metrô ficasse parado por um ano


15/09

Se o metrô da capital paulista deixasse de funcionar por um ano, a concentração de poluentes no ar aumentaria 75%, aponta pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Para fazer o cálculo, os pesquisadores compararam o nível de poluição atmosférica em dias normais com dias de greve dos metroviários.

O estudo mostra ainda que as mortes em decorrência de problemas cardiorrespiratórios aumentariam entre 9% e 14%, o que representaria um custo de US$ 18 bilhões à saúde pública do município.

"A hipótese que a gente tinha é que, com o metrô parado, [haveria] mais carros nas ruas, mais ônibus, mas a gente não tinha realmente dimensão dessa magnitude", disse à Agência Brasil Simone Miraglia, coordenadora do estudo e membro do Inaira (Instituto Nacional de Análise Integrada do Risco Ambiental).

Segundo dados do instituto, 90% da poluição do ar em São Paulo são gerados por carros, motos e caminhões.

O transporte público corresponde a 55% dos deslocamentos na cidade, enquanto o transporte individual é responsável por 45%.

Link: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1115473-poluicao-em-sp-aumentaria-75-se-metro-ficasse-parado-por-um-ano.shtml

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: