CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Quem vai educar os consumidores?


08/09
Por: José Luiz Tejon Megido
Quem vai educar os consumidores?

Pesquisa realizada pela Peq. Research nos Estados Unidos aponta que apenas 28% da opinião pública considera seguro consumir alimentos geneticamente modificados e produtos que são tratados com defensivos agrícolas. Na mesma proporção, os consumidores acreditam que os cientistas não tem uma clara percepção do que isso possa representar.
 
Em outras palavras, se a ciência não for educada, será exatamente essa ausência de educação a principal barreira para avanços em campos críticos da humanidade como a própria engenharia genética, controle de pragas, doenças e ervas daninhas, uso de medicamentos e de mais conhecimentos.
Esses índices revelam também falta de confiança na categoria científica, ensejando a uma busca de soluções num extremo oposto ao conhecimento cientifico. No caso dos alimentos, a busca por tudo que seja, ou que soe "natural". Por um lado então abrem-se oportunidades de empreendedorismo nos negócios orgânicos, biodinâmicos e naturais.
 
Por outro, fica clara e evidente a necessidade de planos de comunicação educativos em larga escala para levar a população a uma profundidade maior entre o que representa a ciência, sua ética e aplicação. As doses certas ou os equívocos na sua administração. Ciência sem consciência terá, na falta da última, sua principal barreira. Ao agronegócio cabe explicar e vender a ciência que está por trás da sua produtividade.

Comentários
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: