CCAS - Conselho Científico Agro Sustentável
Bem-vindo ao CCAS
Banner Internas

Coriolano Xavier

Coriolano Xavier

Coriolano Xavier é graduado em Filosofia pela USP, jornalista e publicitário, com especializações em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Pace University em Nova York (EUA). É diretor-geral da MCA - Marketing e Comunicação, sócio-diretor da Biomarketing e membro do Conselho Científico para o Agro Sustentável (CCAS). Foi eleito Profissional do Ano de 2002 pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Publicou dois livros em coautoria com José Luiz Tejon, Marketing & Agribusiness (1994, e 4a. ed. em 2003) e Marketing e agronegócio: a nova gestão, diálogo com a sociedade (2009). Foi Professor e Coordenador adjunto do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM, professor de MBA da FGV / Rio e Diretor da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e Conselheiro do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária).
 

E-mail: coriolano@mcamkt.com.br

116 Artigos Publicados

09/07/2020 - Beliscos após a tempestade.
O lançamento de snacks no mercado tem uma taxa de sucesso ao redor de 60%, nível superior a qualquer outra categoria de alimento. Por sua própria natureza, o snack tem chance maio...
26/06/2020 - Nova Dimensão
...
10/06/2020 - Ingrediente essencial
Globalmente, os consumidores estão aumentando o peso das bandeiras de sustentabilidade em suas decisões de compra alimentar. E transformam essa demanda em pressão sobre a indústria...
02/06/2020 - Sem esmorecer
Duas grandes notícias no agro, fecharam o mês de maio. A primeira é a estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de um crescimento de 2,5% do Produto Interno Bru...
08/05/2020 - Horizontes de confiança
Toda turbulência que se instaura em nossas vidas ? como a pandemia e os solavancos políticos recentes ? tem o poder de desviar o nosso olhar de coisas boas que estão acontecendo. U...
29/04/2020 - Pandemia e mergulho digital
A pandemia forçou as pessoas e os negócios a irem mais fundo no ambiente digital, ampliando muito o uso de suas ferramentas. Um aplicativo que conecta caminhoneiros e embarcadores ...
22/04/2020 - A pandemia e os meios
A Covid-19 sacudiu o mundo, até onde menos se esperava. Estudo de mercado conduzido em meados de março pela consultoria On Global Strategy, sediada em Portugal, para monitorar os p...
07/04/2020 - Em meio à pandemia, uma janela
A natureza das emergências faz com que processos históricos, mudança de paradigmas ou falência de crenças avancem muito rapidamente. Durante a emergência, novas percepções da reali...
27/03/2020 - No pós-pandemia
A pandemia do novo Coronavírus terá profundas consequências para o mundo globalizado com impactos econômicos, sociais e geopolíticos para todos os lados e para todos. Isso já está ...
26/02/2020 - Dinheiro e transformação
Ver para onde está indo o dinheiro é sempre um eficiente indicador sobre tendências do mundo econômico e empresarial. Em 2019, o investimento em empresas de tecnologia agroalimenta...
22/01/2020 - Exportação e sustentação
Saíram os números das exportações do agro em 2019, confirmando a liderança e papel estratégico do setor no total das vendas externas brasileiras: 96,8 bilhões de dólares, represent...
15/01/2020 - Sustentabilidade: o que estão pensando os europeus
Pesquisa feita recentemente na Europa, por empresa do grupo Financial Times (Longitude), investigou como andam as percepções dos consumidores e agricultores sobre alimentos produzi...
23/12/2019 - Para pensar o futuro
O nível de desemprego de Santa Catarina foi o menor do país, no terceiro trimestre do ano: 5,8% foi o índice, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD),...
02/12/2019 - O censo, a mulher e o agro 4.0
O crescimento do espaço econômico-social da mulher no campo aumentou em todo o país. Em 2006, elas representavam cerca de 12% dos produtores rurais e, em 2017, chegaram a 18% do to...
04/11/2019 - Quebra cabeça chinês
A propósito da guerra comercial Estados Unidos X China, que já dura 18 meses e recentemente ganhou uma ainda nebulosa trégua, é interessante relacionar alguns fatos que compõem o t...
28/10/2019 - Um olho no peixe, outro no gato
O agro brasileiro poderia ser bem mais assertivo em sua comunicação com os mercados, aqui e no exterior. Falar mais das coisas boas que faz, seguindo os melhores padrões mundiais e...
Voltar

Referências

www.agricultura.gov.br
Ministério da Agricultura - Portal da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento

www.embrapa.gov.br
Embrapa - Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária

www.ital.sp.gov.br
Instituto de Tecnologia de Alimentos

www.alimentosprocessados.com.br
Alimentos Processados

Receba as Novidades no seu Email: